Se eu preciso “melhorar a pontaria”, o irmão Clóvis precisa pelo menos “mirar”
by leandro.quadros on 21/10/09 at 1:43 pm
O moderador do blog http://cincosolas.blogspot.com fez uma análise crítica sobre um de meus programas e finalizou o seu artigo da seguinte maneira:
“… o professor de Na Mira da Verdade precisa melhorar a pontaria.”
O assunto em discussão é a predestinação de João Calvino, reformador do século 16.
Será? Na verdade, vejo que ele não colocou as ideias pessoais “Na Mira da Verdade” bíblica…
Como registrei no blog, seria importante o irmão Clóvis dar atenção ao que escreveu o Dr. G. Berkower, renomado teólogo Presbiteriano. Por ser um estudante independente (ou seja: não depende de credos), decidiu não aceitar o calvinismo como ensinado pela igreja dele. E no seu livro Divine Election faz um convite a sua denominação para que reveja o posicionamento sobre a predestinação, aceitando o que a Bíblia realmente ensina sobre o assunto.
Quero reafirmar minha posição sobre o honesto, inteligente homem usado por Deus: João Calvino. Apesar de ele ter errado em certos pontos sobre a predestinação bíblica (Efésios 1:5), jamais poderia deixar de falar de um dos maiores reformadores que contribuíram de maneira significativa para o pensamento cristão.
Mas, assim como Lutero e Wesley (entre tantos outros), Calvino viveu segundo a luz que tinha. Por isso, o cristão sincero – ao analisar textos de quem quer ser que seja – examinará, reterá o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21) e jamais fará de uma pessoa a sua própria mente para interpretar a Bíblia (Quem pensa que o Adventista faz de Ellen White uma “segunda Bíblia”, leia por favor o artigo postado no link: http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=320).
E se Calvino não esteve em total harmonia com a Bíblia, isso não é motivo para o julgarmos como um herético. Ele não o foi (pregou uma heresia, mas, na melhor das intenções). Errou no assunto da predestinação assim como outros fiéis estudantes da Bíblia erraram em outros pontos. E, nesse detalhe, precisamos ter um senso crítico santificado pelo Espírito Santo para reavaliarmos doutrinas e não atacar a pessoa em si.
Vamos aos comentários que o irmão Clóvis fez a respeito do programa que apresentei no dia 9 de setembro de 2009, onde tratei de Romanos 9 e a predestinação:
Pode-se perceber que o autor fez uma confusão (talvez, não intencionalmente) sem precedentes a respeito do que eu disse. Ele sabe (e isso reconheceu com honestidade) que num espaço de TV, quando o tempo é curto e se recebe centenas de perguntas por programa, é natural não termos todo o espaço necessário para discorrer sobre um assunto. É irrelevante, portanto, ele insinuar que eu tenha sido superficial. Eu, pelo menos, usei a Bíblia. Já ele, no artigo… Não refutou minha explicação (que está escrita) feita com base na mais sincera exegese bíblica, sem “pressupostos pessoais”, mas, apenas, análise contextual, permitindo que a Bíblia seja a sua própria intérprete.
A seguir, citarei os parágrafos do artigo onde ele foi mais desatento e apresentarei as considerações bíblicas (não maldoso, pois, não vejo isso nas palavras dele):
“No início da resposta ele lista os cinco pontos do calvinismo, que erroneamente atribui ao próprio João Calvino. Diz concordar com o reformador que o homem é totalmente depravado e por isso incapaz de querer e escolher o bem. Porém, mais adiante ele afirma que a morte de Cristo na cruz devolveu o livre-arbítrio a todos os homens, que agora podem escolher. Ou seja, para o professor Leandro, somente as pessoas que viveram depois de Adão e antes da morte de Jesus eram incapazes de desejar e realizar o bem. Os outros pontos, eleição incondicional, redenção particular, graça eficaz e perseverança dos santos são tanto mal representados quanto rejeitados.”
1º: Se os cinco pontos atribuídos a João Calvino não são dele, então as enciclopédias de história eclesiástica e os comentários bíblicos estão todos errados – menos Clóvis.
2º: Quando afirmei que na cruz Cristo devolveu o livre-arbítrio para o ser humano, de modo algum expressei a “crença” que “Clóvis colocou em meu arcabouço doutrinário”. Simplesmente quis mostrar ao telespectador que na cruz de forma plena e concreta Deus nos deu aquilo que já era prefigurado nos sacrifícios do Antigo Testamento: a salvação por meio do Cordeiro de Deus (João 1:29) e o livre-arbítrio. Ora: a Salvação está disponível antes da fundação do mundo (1 Pedro 1:18-20; Apocalipse 13:8) e os Israelitas foram salvos por exercerem fé no cordeiro que viria no futuro. Mas, a plenitude de tal bênção só foi possível com a morte de Cristo na cruz. Se o Salvador, no Getsêmani, tivesse desistido, de nada valeriam os sacrifícios de cordeiros feitos pelo Israel antigo. E muito menos o livre-arbítrio que o Senhor já havia lhes dado.
Portanto, não nego as palavras de Jeremias 21:8: “A este povo dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.”
Outros pontos de Clóvis merecem refutação bíblica:
“1. Se toda a humanidade está predestinada à salvação e se esta predestinação só é mudada com uma decisão pessoal de se perder, então o evangelho não é uma boa notícia, pois só leva a oportunidade de perdição. A mensagem não é “perdidos, há salvação para vós!”, mas “salvos, agora podeis se perder!”.”
Argumento humano e infundado. É claro que toda humanidade está predestinada para a salvação. Em Gênesis 3:15 vemos a profecia messiânica aplicada a toda a raça humana descendente de Adão e Eva. E, em Genesis 12:3 é dito que, por meio da aliança de Deus com Abraão, “serão benditas todas as famílias da terra”. Todas significa TODAS mesmo e não apenas uma classe. Se Deus tivesse predestinado apenas aqueles com quem Ele “foi com a cara”, essa promessa a Abraão dirigida a todas as famílias da terra perderia o sentido. E mais: não haveria um porquê de Deus pedir que até mesmo eunucos e estrangeiros observassem os mandamentos dEle e de o Senhor afirmar que a Casa dele seria Casa de Oração para todos os povos (Isaías 56:1-8 – só me faltava Clóvis fazer uma “eisegese” e acrescentar ao texto sagrado o pensamento dele: “minha casa será chamada casa de oração para todos os povos que foram predestinados…).
Se o pacto com Abraão tinha como objetivo abençoar todas as famílias da terra, é óbvio que a ideia de predestinar alguns para a “perdição” não tem base bíblica e foge ao bom senso Divino.
Com base nisso, pode-se reescrever sem dificuldades a frase final do “argumento” do autor: “predestinados, há salvação para vocês. Mas, se decidirem rejeitar a predestinação Divina, irão se perder”.
A teologia calvinista determinista mostra um Deus que empurra “goela a baixo” a Salvação que muitos não irão querer. Isso sim é um desrespeito ao livre-arbítrio. Ainda bem que Deus, cuja base de Seu trono é a justiça, não pensa como os calvinistas.
“2. Se a morte de Jesus devolveu ao homem o livre-arbítrio e é através dele que o homem pode escolher sair da condição de predestinado para a salvação, então a morte de Jesus não ajudou em nada o homem. Não tivesse Jesus morrido, o homem não teria condições de mudar o seu estado de predestinado para a salvação.
“Em defesa de sua tese, o professor Leandro recorre a alguns textos bíblicos. Alguns são clássicos “textos arminizados”, já tratados neste espaço. Outros são textos que afirmam o que se pretende negar, explicados “eisegeticamente”. E outros sequer estão relacionados ao tema em foco.”
O fato do homem poder sair da condição de predestinado em nada altera a eficácia do sacrifício de Cristo. O sacrifício de Jesus é para beneficiar quem quiser ser beneficiado. Será que Clóvis nunca se deparou com Apocalipse 22:17? “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.”
Peço a ele com todo carinho que não venha dizer que estou dando interpretações arminianas ao texto. Estou lendo-o da forma como ele é, sem distorcê-lo para adaptá-lo ao meu gosto pessoal.
Se o sacrifício de Jesus na cruz não desse ao homem a possibilidade de escolher se perder, teríamos que chegar às seguintes conclusões:
1) Deus obriga a se salvar um indivíduo mesmo que ele não queira;
2) O sacrifício de Cristo não foi tão eficaz assim, pois, Apocalipse 20:8, 9 afirma que haverá mais perdidos do que salvos;
3) Portanto, Deus escolheu mais pessoas para a perdição do que para a Salvação. Ora, nem mesmo um pai pecador iria querer que a maioria dos filhos dele se perdesse. Imagine Deus, cujo amor é comparado ao amor de mãe! (Isaías 49:15).
É lamentável que Clóvis e outros calvinistas tenham uma visão tão distorcida de Deus e do plano de salvação.
“A pergunta do telespectador pedia para explicar Romanos 9, do qual ele toma apenas os versos 13-14 e o 18 e basicamente tergiversa sobre eles. Sobre os versos 13 e 14 ele diz que Deus escolheu Jacó para ser filho da promessa e que não rejeitou a Esaú porque ele foi pai de uma grande nação. Ora, em nenhum momento o apologista adventista encara a questão do porque de Paulo mencionar Jacó e Esaú para provar a sua tese da eleição incondcional. O verso 18 que foi lido é simplesmente ignorado pelo professor que remete seus ouvintes para os capítulos 10 e 11, mas não aborda sequer o contexto imediato, o próprio capítulo 9.”
Parece que o amigo não ouviu bem minha explicação de Romanos 9. Além de citar no blog o comentário, usei os capítulos 10 e 11 para a interpretação. Gostaria que Clóvis lesse o estudo no blog e o refutasse com base nos três capítulos que, de acordo com as melhores regras da hermenêutica, fazem parte da mesma perícope (bloco de texto que trata do mesmo assunto). Usar Romanos 9 (incluindo o verso 18) isoladamente para apoiar uma doutrina não é correto. Analise-se toda a perícope e verá que a Bíblia não diz que você (caro Clóvis) quer que ela diga.
Eis o link em que analisei Romanos 9-11:
http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=465
“O uso que o professor faz dos textos usados por calvinistas é interessante, como o é toda a sua abordagem do tema. Ele lê “em amor nos predestinou” e coloca toda a humanidade como objeto da predestinação, o que levaria infalivelmente ao universalismo, caso Rm 8:29-30 for verdadeiro, e sabemos que ele é. Ele cita Fp 2:13 (no vídeo ele referencia, por engano, Ef 2:13) dizendo que “Deus opera em nós tanto o querer como o efetuar” como prova de que Jesus devolveu o livre-arbítrio a toda a humanidade ao morrer a cruz! Ele lê “Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação” (1Ts 5:9) e classifica a afirmação como um “confronto direto com a teologia de João Calvino”. Ora, se o objeto dessa destinação fosse toda a humanidade, então todos seriam salvos ou Deus destinar ou não destinar alguma coisa não faria a menor diferença. Finalmente, ele cita como prova Mt 25:41, o que nos leva a pensar que Deus não sabia que alguém iria acabar no inferno.
“A posição esposada pelo professor é uma mostra do emaranhado que as pessoas caem quando não querem deixar de lado os textos sobre a predestinação mas também não querem abrir mão de seus pressupostos. Entram por um labirinto do qual não conseguem sair, a menos que voltem ao ponto de onde partiram em sua aventura de “explicar” o que não aceitam e venham a receber as declarações bíblicas tal qual elas são”.
Primeiro: Mateus 25:41 não foi refutado…
Afirmar que Efésios 1:5 (e outros textos que abordam a predestinação bíblica não determinista) não se aplica a toda a humanidade é grave. E, ensinar que o ensino bíblico sobre predestinação inclui todos obrigatoriamente no Céu (universalismo) é confundir as coisas para o leitor porque a predestinação bíblica NADA tem a ver com universalismo, que ensina que no fim das contas, “Deus salvará todos”. Não foi isso que afirmei, especialmente na presente análise crítica onde citei Apocalipse 20:8, 9, que mostra serem os perdidos numerosos como “a areia do mar”.
Os textos a seguir refutam a ideia de Clóvis de que a predestinação “não está disponível a toda a humanidade”. E espero de coração que o irmão não “explique novamente” aquilo que a Bíblia já deixou claro, como o Sol ao meio-dia. Ao mesmo tempo em que apresentarei os versos bíblicos que derrubam a teologia apresentada pelo irmão, mostrarei as incoerências da teologia calvinista. Parafraseando o Salvador: “Que tem olhos para ler, leia” (Mateus 11:15).
(Observação: Romanos 8:28-30 é um resumo do processo de salvação. E, realmente me enganei com a referência bíblica que era Filipenses 2:13, pois, citar dezenas de versos num programa cansa a mente e isso é natural. Já aconteceu comigo mais de uma vez, inclusive no rádio e acontecerá outras vezes enquanto não for glorificado por Cristo.)
1 Timóteo 2:4
“O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.”
Deus deseja que todos (e não só os “predestinados” na concepção de Calvino) sejam salvos. Prova indiscutível de que o maravilhoso dom da Salvação não é restrito a um grupo de pessoas que “não queiram ser salvas”, por exemplo.
Infelizmente, nem todos vão querer ser salvos, como vimos em Apocalipse 20:8, 9.
João 3:36
“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”
Que coerência há em Deus predestinar alguns para a perdição sendo que há a possibilidade clara de uma pessoa se manter rebelde? É claro que o “se manter rebelde” é uma atitude humana diante da predestinação Divina.
Outro detalhe: na expressão “quem crê no Filho” não há a mínima hipótese de fazer uma “eisegese” e dizer que o texto não se aplica a todos.
Atos 7:51
“Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.”
Ninguém poderia permanecer em Deus se a graça não fosse cooperante (Filipenses 2:13; 1 Coríntios 1:21). Porém, o texto acima nos mostra que na maneira de operar, a graça não é irresistível, pois, pessoas rebeldes podem rejeitar até mesmo o Divino Espírito Santo.
Veja a lógica bíblica e a irracionalidade da teologia calvinista…
João 3:16 e 1 João 2:2
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
“E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.”
Precisa-se de muita ousadia para negar as verdades expressas nesses versos: a de que o amor de Deus a o perdão dos pecados não são apenas para os predestinados (segundo Calvino), mas, para o mundo inteiro.
Serei o mais didático possível. Esses dois versos AFIRMAM:
1) Que Deus amou o mundo (não apenas uma classe de pessoas);
2) Cristo morreu por todo o que crê (o plano de salvação não é limitado. Louvado seja Deus!);
3) Cristo perdoa os pecados tanto dos cristãos quanto os do mundo inteiro, caso se arrependam e venham ao Salvador.
Não há necessidade de dizer mais nada…
OUTRAS INCOERÊNCIAS CALVINISTAS
1) O calvinismo tira a responsabilidade do pecador que nega a Jesus (e coloca a responsabilidade em Deus, que predestinou o indivíduo para se perder!);
2) O calvinismo torna a obediência a Deus irrelevante, pois, se sou predestinado tendo sido “pego pelo colarinho”, faço o que quiser e continuo salvo;
3) O calvinismo afronta a doutrina do juízo e a torna desnecessária. Romanos 14:10-12 é claro em afirmar que cada um dará contas de si mesmo a Deus e 1 Pedro 4:17 diz que o juízo começa “pela casa de Deus”. Por que um julgamento se antes Deus já decidiu quem irá se salvar e se perder? (Ler Mateus 25:31-46);
4) O calvinismo anula a ideia bíblica de um castigo proporcional às obras de cada um (Mateus 16:26, 27; Lucas 12:47, 48);
5) O calvinismo ignora a verdade de Romanos 5:12. O texto afirma que por meio de Adão o pecado entrou no mundo. Por isso, a oportunidade de salvação também é para todo o mundo (cabe a cada um aceitar ou não);
6) O calvinismo torna ilógico o texto de 1 Coríntios 15:22: “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.”
Paulo escreveu que, do mesmo modo que todos morrem por causa de Adão (não por causa de Deus), todos serão vivificados em Cristo – se quiserem. Lembre-se de Apocalipse 22:17 e João 3:16.
7) O calvinismo limita a salvação, afrontando 2 Coríntios 5:14:
“Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.”
Não “por todos os predestinados calvinistas”, mas, por todos os que aceitarem a Cristo como Salvador pessoal (Romanos 10:9).
8 – O calvinismo limita a graça de Deus:
“Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.” Romanos 5:18.
O texto é claro: a graça veio sobre todos os seres humanos (repito: que quiserem). Prefiro ficar com a Bíblia. E você?
9) O calvinismo deixa de lado o ensino bíblico de que todos os seres humanos são objeto da ira divina por serem pecadores:
“Entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.” Efésios 2:3.
Paulo fala à igreja de Éfeso – irmãos convertidos – dizendo que no passado, antes da conversão, eles – assim como os demais – eram “filhos da ira”. É após aceitação do sacrifício substitutivo de Jesus que deixamos de ser filhos da ira e passamos a ser filhos de Deus (Romanos 8:14).
“Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” Romanos 3:9-12.
Se tanto judeus como gregos estão debaixo do pecado, isso significado que ambos podem sair das garras do pecado pela graça de Cristo.
“Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus” Romanos 3:19.
Paulo diz que todos são culpados diante de Deus. O Justo Juiz (Gênesis 18:25) encerrou todos debaixo do pecado para que ninguém se orgulhasse ao ponto de dizer que era mais santo do que outros. Isso torna o sacrifício de Cristo abrangente e faz o ser humano reconhecer que ele precisa de Jesus e que não pode se salvar por si mesmo.
10) O calvinismo distorce o ensino do livre-arbítrio. Não haveria necessidade de o Espírito Santo convidar para a salvação quem quiser ser salvo (Apocalipse 22:17) se as pessoas não pudessem escolher permanecerem predestinadas ou não.
11) O calvinismo passa às pessoas o conceito maligno de que, no fim das contas, o responsável pela perdição é Deus e não o ser humano.
Os textos a seguir comprovam tal conceito. Atente para os grifos que se explicam:
“Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.” João 5:40.
“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” Mateus 23:37.
Deus não rejeitou ninguém em Sua Onisciência. É a pessoa, pela própria decisão, que não irá a Jesus.
A afirmação do Senhor em João 5:40: “não quereis vir a mim” – perderia o sentido se a teologia ensinada por Clóvis estivesse correta. Por que Jesus diria para pecadores virem a Ele se os mesmos já estivessem destinados para a perdição? Por que chamar os “predestinados” se eles já não correm riscos de se perderem?
12) O calvinismo é uma aberração teológica quando comparado com os textos que ensinam ter o Senhor o desejo de ver todos se arrependendo:
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” 2 Pedro 3:9.
Como Deus iria decretar a perdição de alguns se Ele deseja que o ímpio se arrependa, converta-se e viva? O amor de Deus é incrível! Alcança o pecador (que assim permitir) onde quer que esteja – no mais profundo abismo do pecado!
“Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?” Ezequiel 33:11.
Se Deus não tem prazer na morte do perverso, é claro que Ele não iria destinar tal perverso para a perdição, contra o próprio desejo amoroso dEle de salvar o ímpio!
Com base nesse texto, posso afirmar sem medo de errar que em 1 Tessalonicenses 5:9 Paulo aplica tal verdade a todos os seres humanos pecadores: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo” . Se o apóstolo tivesse em mente a teologia de João Calvino, nem teria escrito esse texto na Bíblia, pois, para ele seria muito óbvio que “só não foram destinados para ira os convertidos”.
13) O calvinismo ofusca o brilho da conversão e a obra do Espírito Santo!
Em 1 Tessalonicenses 4:3 o Espírito Santo deixou registrado: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição”
Por que converter-se e continuar no processo de santificação se eu já estou predestinado e não corro rico algum de abandonar os caminhos de Deus?
É o fato de um pecador, por pior que seja, aceitar a Jesus e ser transformado que torna a graça de Deus maravilhosa! Se um assassino se converte porque Deus o obrigou, cadê o brilho do poder Divino em transformar vidas? Onde está a atuação do Espírito para convencê-lo “do pecado, da justiça e do juízo”? (João 16:8-10). O próprio trabalho do Espírito de atuar nos corações mais endurecidos é uma prova clara de que Deus corre atrás de todo mundo e que jamais fez uma “seleção” para jogar no time dos salvos.
Por que enviar o Espírito Santo (João 14:16) para convencer pecadores se os mesmos já estivessem predeterminados ao “inferno”? Definitivamente: os calvinistas carecem de base bíblica para apoiar seus devaneios teológicos.
14) O calvinismo tira o sentido também de 2 Coríntios 13:5 (veja que não há como aceitar o Calvinismo e a Bíblia ao mesmo tempo):
“Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.”
O texto diz que:
1) O cristão deve examinar-se para perceber se está na fé. Isso indica que o salvo pode se desviar;
2) O cristão tem que provar a si mesmo;
3) O cristão, mesmo predestinado para a salvação, pode estar reprovado se concluir que está com um pé na igreja e outro no mundo.
Por que examinar-se, provar-se para ver se não se está reprovado, se a predestinação fosse imutável?
MESMO SALVO, O SER HUMANO PODE SE APOSTATAR
Os textos bíblicos a seguir deixarão transparecer ainda mais as fragilidades calvinistas (pobre Calvino: ele nem imaginava que o estudo dele iria fazer com que irmãos se apegassem mais a ele do que à Bíblia).
Mateus 10:22
“… Aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.”
Aquele que perseverar até o fim será salvo. Se desistir, desiste da predestinação de Deus.
Qual a necessidade de perseverança se o indivíduo já está “predestinado” de maneira irreversível?
Romanos 2:7
“A vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade”
Ensino do texto: vida eterna para quem perseverar.
Romanos 2:8
“Mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.”
Ensino do verso: perdição para quem desobedecer.
A salvação está condicionada à aceitação e permanência do ser humano em Deus. Veja:
“Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.” Hebreus 3:6.
“Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.” Hebreus 3:14.
“Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” João 8:31.
“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” João 15:7.
“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.” João 15:10.
O uso constante da conjunção “se” (presente inclusive no grego do Novo Testamento) mostra para quem quiser ver que a salvação não está condicionada apenas em um “já”, mas também num “se”. Para aceitar as explicações do irmão Clóvis teremos que rasgar de nossas Bíblicas tais versos (entre muitos outros).
CALVINO FOI UM GRANDE HOMEM, MAS, PAULO ERA INSPIRADO. PORTANTO, TEM MAIS AUTORIDADE
Paulo se considerava um indivíduo livre da perdição? Deixemo-lo responder:
“Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” 1 Coríntios 9:27.
Paulo lutava contra o “eu”, mesmo tendo sido predestinado para ser salvo. Por quê? Porque ele sabia (e todo cristão deveria saber isso) que, se não permanecesse ao lado do Salvador, seria desqualificado no dia do juízo.
O termo grego para “desqualificado” é “adokimos” e significa também rejeitado. Portanto, o predestinado pode ser rejeitado se não “perseverar até o fim”. Leia Hebreus 6:8.
Bem comentou Matthew Henry sobre 1 Coríntio 9:27:
“Um pregador da salvação pode ainda perder-se. Ele pode conduzir outros ao caminho do Céu e ele mesmo jamais entrar ali. Para evitar isso, Paulo sofreu tantas dores em subjugar suas inclinações corporais, não acontecesse que ele mesmo, que havia pregado a outros, perdesse a coroa, fosse desaprovado e rejeitado pelo soberano Juiz. Um santo temor por si mesmo foi necessário para preservar a fidelidade de um apóstolo; e quanto mais necessário o é para nossa preservação! Notemos: santo temor por nós mesmos, e não presunçosa confiança, é a melhor garantia contra o afastar-se de Deus, com final rejeição por Ele”. Citado em “Questões Sobre Doutrina”, p. 299. Casa Publicadora Brasileira, 2008.
RETORNANDO AOS TEXTOS QUE MOSTRAM O CONCEITO BÍBLICO SOBRE A PREDESTINAÇÃO
Hebreus 10:28-29
“Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?”
O autor da carta (sermão) aos Hebreus disse que:
1) Os filhos de Deus podem ser castigados se rejeitarem a Jesus;
2) Podem ser castigados se deixarem de serem santificados e ofenderam ao Espírito Santo.
Como harmonizar tal conceito bíblico com o calvinismo?
Ezequiel 18:20-24
“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este. Mas, se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente, viverá; não será morto. De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou, viverá. Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? —diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva? Mas, desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniqüidade, fazendo segundo todas as abominações que faz o perverso, acaso, viverá? De todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu e no seu pecado que cometeu, neles morrerá.”
Somente esses versos já colocariam por terra a predestinação como defendida pelo irmão Clóvis. Aqui é dito que um perverso pode se converter e viver e um justo pode se desviar e morrer.
PEDRO ACONSELHA QUE CLÓVIS, OS DEMAIS CRISTÃOS E EU TORNEMOS FIRME A NOSSA ELEIÇÃO.
“Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” 2 Pedro 1:9-10.
“Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” 2 Pedro 1:10-11.
“Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza” 2 Pedro 3:17.
Clóvis e demais irmãos: aceitaremos o que Pedro ensinou, inspirado pelo Espírito Santo ou manteremos crenças por causa de gostos pessoais, deixando de lado o princípio protestante Sola Scriptura (Só a Escritura)?
Há ainda muitos outros textos que poderemos analisar para aprendermos juntos sobre um assunto tão importante – que pode mudar radicalmente nossa visão sobre Quem é Deus. Mas, deixarei para outra oportunidade, pois, preciso separar um tempo para atender um ateu e um irmão que lançou vários questionamentos neste blog.
Uma pergunta final: como Clóvis sabe se ele foi “predestinado para a salvação ou para a perdição?”
Não leve a mal meu irmão o número de perguntas que fiz. Como disse um filósofo: “a pergunta é o motor do saber”. Por isso, acredito que quanto mais perguntas retóricas (baseadas na Bíblia) forem feitas, mais facilmente chegaremos à Verdade.
Aguardarei às considerações de Clóvis e dos demais irmãos que leram o presente material.
No serviço de Mestre,
Leandro Quadros.
Wallace
out 28th, 2009
Oi irmão Clóvis.
Irei ler o seu blog com mais calma, pois esta semana estou muito atarefado.
Obrigado pelas suas palavras que mostram que bebeste da Água da Vida.
Na verdade o irmão Walans de Souza é quem estava conversando com vc, eu entrei agora na conversa, rsrsrsr
Também creio que Hitler poderia ser salvo caso aceitasse a Jesus Cristo no seu coração, porém não posso concorda biblicamente com que todo aquele que clama o nome de Cristo entrará nos reinos do céus, conforme estes textos bíblicos mesmo confirmam isto:
Mateus 7:19-24
Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
Mateus 15:7-8
Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Isaías 29:13
O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu
Concordo que Deus nos predestinou todos para a salvação, pois Ele mesmo confirma em:
1 Timóteo 2:3-4
Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,
O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
E também:
João 3:14-18
E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
Tenha atenção para os versículos acima.
Se Deus predestinou uns para salvação(e não todos conforme os versículos acima dizem), então Deus predestinou uns para crerem e outros para não crerem, se todo o que não crê já está perdido, então Deus predestinou uns para salvação e outros para perdição conforme esta lógica.
Irmão Clóvis, vc demonstra ser uma pessoa muito cristã na maneira de falar e argumentar.
Isto mostra que o seu caráter foi purificado pelo sangue de Cristo.
A predestinação é uma doutrina que parte do princípio que devido a onisciência de Deus, Ele já traçou tudo o que os seres humanos iriam fazer.
É muito semelhante ao conceito espiritualista de destino.
Se todos temos um destino, já traçado que não podemos nos desviar, pois qualquer desvio apenas mostraria que nosso destino seria nos desviar (e não ir pelo primeiro caminho), então meu destino será me perder ou meu salvar.
Meio a meio. Acerto ou erro. Cara ou coroa.
Concordo que Deus sabe o fim desde o príncipio, mas pq Ele pede 3 vezes à Pedro que “apascente suas ovelhas”?
Se eu como cristão não faço nada para levar meu vizinho à Cristo, e este morre sem conhecer e aceitar Jesus, então meu vizinho estava predestinado a se perder?
Se vivo quase minha vida inteira ao lado de Cristo, mas no final dela, me afasto por sucumbir à um pecado, estava eu predestinado por Deus a me afastar Dele no fim?
Esta doutrina, parte do princípio que Deus, manipula os eventos de forma que uns se salvem e outros se percam.
Creio que Deus é infinitamente poderoso para fazer o que Ele assim quiser, porém se Ele pode manipular os eventos para que uns os aceitem e outros não, então pq Cristo clama para que abramos a porta de nossos corações para que Ele possa entrar?
Não seria uma dicotomia?
Querido irmão Clóvis, eu te pergunto então o seguinte:
Se Deus planejou todos os acontecimentos, todas as nossas atitudes e tudo o que aconteceria conosco, planejou que todos se salvassem e ninguém se perdesse, pq então a execução de Seus planos não funcionaram?
Pq ele não predestinou Lúcifer à salvação e assim nunca teríamos passado por tudo o que passamos neste planeta?
Se Deus predestinou o homem à salvação, então todos seremos salvos, não?
Pq os versículos dizem que uns serão e outros não?
Eu respondo:
Ele nos deu um presente maravilhoso (mas arriscado) chamado livre-arbítrio.
Se Deus tem o poder de mudar o meu coração para que eu me salve, sem que eu queira não fere o meu livre-arbítrio?
Lúcifer, Eva, Adão, Caim, Faraó, Hitler, e todos os da outros escolheram usar os seus livre-arbitrios e alguns se perderam e outros não.
O plano de Deus é infalível e perfeito sim.
Porém a premissa para que o plano funcione é a entrega do coração, por amor.
Salmos 37:5
Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.
Este texto acima é uma ordem ou um pedido?
Se for uma ordem, então todos seremos salvos, se não, então temos a livre escolha de sermos salvos ou não.
Pense e analise logicamente as afirmações bíblicas sobre a salvação através do sangue de Cristo.
Se existe um meio para a salvação é por que existem meios para a perdição.
Se posso me perder é pq posso me salvar.
Se existe a possibilidade de viver nas mansões celestiais é pq existe a possibilidade também de não viver.
Se tudo está predestinado à acontecer, se os eventos são imutáveis, Deus assim planejou, então pq devemos pregar o evangelho?
Deus não já predestinou quem vai se perder e quem vai se salvar?
Crer na predestinação, é o mesmo que crer nas teorias de viagens no espaço-tempo, aonde se fosse possível que eu viajasse no tempo e tentasse mudar algo do passado, nada do que fizesse conseguiria impedir que os eventos que já aconteceram, acontecessem de novo, pois assim estaria gerando um paradoxo no qual poderia ocasionar o meu não nascimento e minha viagem no tempo jamais teria existido e eu jamais teria alterado o futuro.
Saber que algo vai acontecer no futuro, não implica que tenha que acontecer.
Deus nos chama de seus eleitos, pq Ele nos predestinou?
Para que alguém possa ser eleito, este porventura não teria que ser primeiro elegível?
Quem são os eleitos de Deus?
2 Timoteo 2:10
Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória.
Paulo diz que suporta tudo para que os eleitos obtenham a salvação. Se eles são eleitos, pq então não estão predestinados à salvação?
Lucas 14:24 diz:
Porque vos declaro que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.
A palavra em grego para “convidados” é eklektoi que também aparece em:
Apocalipse 17:14
Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.
Abçs e aguardo suas considerações.
jonatã. reis
out 29th, 2009
Ah, outra coisa:Calvino num foi homem de Deus coisa nenhuma, viu?Ele era um representante da burguesia, defendia os interesses da burguesia e até queimou pessoas na fogueira em Genebra no século XVI.Cês vai istudar História e pára de ficar cum istóra.
leandro.quadros
out 29th, 2009
Caro irmão Clóvis:
Bom saber que está buscando estudar o assunto. Ainda não consegui tempo para achar a citação pra você (estou com mais de 1000 pessoas para atender), mas, o farei em breve.
Alguns esclarecimentos:
1) Não escolhi o Dr. Berkouwer como “aliado a minha causa”, mesmo porque ele não observa o Sábado, não crê na Doutrina do Santuário Celestial, no Dom Profético de Ellen White, na Imortalidade Condicional da alma, etc. Apenas o citei para “abrir a mente” dos irmãos Calvinistas quanto ao perigo da predestinação ensinava segundo Calvino e para mostrar que há estudiosos dentro do Calvinismo que não pensam como o reformador do séc. 16. O citei apenas por isso.
2) Quem disse que o Dr. Berkouwer era um teólogo brilhante foi o Dr. Hans K. LaRondelle, aluno dele. Não eu. Citei o testemunho do Dr. LaRondelle como pôde ver no livro.
Vamos continuar analisando o assunto. Pretendo em breve responder ao pastor que escreveu a meu respeito e lhe enviarei uma cópia para análise.
Um fraterno abraço!
Leandro.
osmar ferreira
nov 1st, 2009
Querido Clovis, na verdade o suposto filho morreu sem ter tempo de aceitar Jesus como seu Salvador, veja: ” arrepender é morto na troca de tiro com a policia quando estava assinando uma pessoa,e etc que era ladrão(a), drogado(a), assassino(a) que morreu numa troca de tiro sem ter tempo para aceitar Jesus como Salvador e Senhor,se arrepender e confessar seus pecados”.
Deus nos ama, mas apesar de Seu grande amor, as vezes Ele usa palavras duras para chamar nossa atenção para Sua Verdade . Sua Palavra nos mostra Ele chamando Seu povo de: “Meretrizes” e etc.(Azequel 23). Se te ofendi peço perdão.
Entretanto, O Deus do amor jamais predestinou aqueles que Ele criou a Sua imagem e semelhança para o mal, para pecar, para a perdição.
Ex. O fato de um medico através de exame descobrir que seu paciente está com uma doença, não tira o direito do paciente escolher se tratar ou não. O paciente pode escolher se “salvo” por um ato do “medico” ou não.
Eu não posso imaginar um “Medico” como o nosso (Jesus) morrer apenas por alguns predestinados por Deus e ignorar outros. Eu não imagino um Deus que amou o mundo impedir alguns de serem salvos por Seu Filho por predestinação Sua.
Jesus comprou todos com Seu Sangue, com Sua morte expiatória. Somos nós que escolhemos aceitar ou não. Deus predestinou toda sua criação para ser benção, para viverem eternamente. Contudo, anjos escolheram a rebeldia, posteriormente Adão e Eva escolheram a desobediência, e Deus confirma através de Jesus que todos que quiserem poderá viver eternamente.
Creio que você não precisa mais de conhecimento ou esclarecimento acerca da predestinação, ou seja, da predestinação dupla: Que um Deus que “amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito, para TODO O QUE NELE CRÊ não pereça, mas tenha a vida eterna”, predestinou uns para Salvação e outros para a perdição. Sua questão é aceitar ou não esta verdade tão esclarecida pela Palavra de Deus através do Prof. Leandro e os demais. Querido, ore para que o Espirito Santo te conduza a toda Verdade, e certamente Ele fará. nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br
Clóvis
nov 2nd, 2009
Prof. Leandro,
Obrigado pelos seus esclarecimentos. E já supunha que o irmão não concordaria com Berkouwer pois “ele não observa o Sábado, não crê na Doutrina do Santuário Celestial, no Dom Profético de Ellen White, na Imortalidade Condicional da alma, etc.”.
Mas não estava me referindo ao conjunto de doutrinas adventistas (que é óbvio que haveria divergência), e sim à doutrina da predestinação. Pois foi neste contexto que o senhor o citou para nós. Porém, até onde pude ler, ele põe por terra a sua tese da predestinação universal, ao dizer que esta leva obrigatoriamente à salvação universal.
No segundo ponto de seu esclarecimento o irmão afirma “quem disse que o Dr. Berkouwer era um teólogo brilhante foi o Dr. Hans K. LaRondelle, aluno dele. Não eu.”. Tenha sido levado a pensar que se tratava de uma opinião pessoal porque, num comentário em meu blog o irmão chamou Berkouwer de “umas das maiores autoridades teológicas que já existiram nesse mundo”, sem atribuir essa afirmação a outra pessoa.
Em Cristo,
Clóvis
Rafael
nov 4th, 2009
Ola, esse debate foi muito bom. rsss; Fico muito feliz de ver que as pessoas estão trocando conhecimento, e assim em busca da VERDADE ABSOLUTA que é a Palavra de DEUS . Que o Espírito Santo nos dê todo entendimento de sua Palavra. Ae Leandro, eu gosto muito desse trabalho, e meu tio tbm, não perdemos nenhum programa, pesso a você que mande um abraço p/ meu tio ‘Abdel’ que está estudando a Bíblia agora, e p/ minha esposa “Raquel” e meus filhos “Émilly e Esmael” nesse próssimo programa. Um grande abraço Ass. Rafael
leandro.quadros
nov 4th, 2009
Oi, Rafael:
Bom que gostou do debate. Ainda irei refutar outro calvinista que me escreveu sem base bíblica.
Hoje quero mandar um abraço para a sua família no programa. Será uma alegria!
Fique com Deus.
leandro.quadros
nov 4th, 2009
Olá, irmão Clóvis:
É muito bom podermos tirarmos as dúvidas um do outro para evitarmos equívocos.
Sendo que Berkouwer tenta “pôr por terra” a doutrina de que todos são predestinados para a salvação, discordo dele, pois, 1 Timóteo 2:4 diz o contrário. Não concordo com a ideia mesmo o considerando uma das maiores autoridades na teologia (isso não significa que eu o considere um teólogo brilhante, como afirmou o Dr. LaRondelle, aluno dele e que teve uma experiência muito pessoal de aprendizagem).
Como o irmão pôde notar, o citei para mostrar que alguém de linha calvinista – em potencial – não concorda com a predestinação ensinada por João Calvino. E tal predestinação de Calvino não é bíblica. É insustentável, por mais argumentos que tentam apresentar. Argumentos esses mais baseados em conjecturar, filosofias, do que num “Assim diz o Senhor” ou “Está Escrito”.
Vou me abrir com você, Clóvis. Isso não significa que eu farei um julgamento sobre sua pessoa, pois, nem o conheço pessoalmente e nossos contatos foram poucos. Fico triste em ver que no meio protestante o princípio da Sola Scriptura foi deixado de lado. Se isso não tivesse acontecido, você e eu não estaríamos tratando do assunto da predestinação bíblica, pois, o ensino, como ensinado POR DEUS, é lindo e nada tem a ver com o que Calvino disse. Mas, as coisas são assim mesmo… O temos de fazer é orarmos a Deus pedindo iluminação e nos posicionarmos ao lado da Verdade – mesmo que não esteja de acordo com nossos gostos pessoais (que devem ficar por último nesse momento).
Pela graça de Deus refutarei nessa semana o material do Pr. que me ajudou. Ele foi inconsistente teologicamente, mas, isso não impedirá de termos um bom diálogo sobre o assunto. O número de textos bíblicos que citei foi BEM maior e ele não refutou um sequer, levando-se em conta a mais pura hermenêutica bíblica.
Transmita o recado a ele, ok?
Um abraço Clóvis e que o Senhor o guarde.
Maricélia da silva Ide
nov 4th, 2009
Nossa esse artigo deu o que falar. Acho que foi o que teve mais comentários.É realmente o titulo chamou muita atenção do leitor.
E como você já sabe não perco um programa, assim como minha mãe e meu esposo.E quero confirmar se você estará nesse sábado em Guarulhos. O endereço que peguei é Rua Cesari Bonesana, 39, é isso mesmo? Aguardo retorno.
Fique com Deus
obs: Gostamos do Tito, mas pede para ele falar menos. Ele fala mais que você, aí não dá para responder muitas perguntas.
leandro.quadros
nov 4th, 2009
Oi, minha grande amiga Maricélia!
O artigo deu o que falar mesmo. Um pastor, amigo do irmão Clóvis, tentou refutar-me. Farei uma resposta elaborada para ele ver que careceu de fundamento bíblico para a defesa da predestinação calvinista…
Amiga, tive que mudar algumas datas das programações por causa do excesso de trabalho e de viagens. Mas, creio que em breve passarei por SP e aí combinamos de eu encontrar novamente a todos vocês – família que está no meu coração!
Eheheh, falarei com Tito. Grande abraço e que Deus lhe dê muitas alegrias!
Ps: MUITO obrigado pelas fotos. É muito bom ter a lembrança de amigos como você, seu esposo e sua mãe!
Maricélia da silva Ide
nov 5th, 2009
Ainda bem que perguntei, pois já estava programada de ir em Guarulhos nesse fim de semana, então você não vai estar lá?
leandro.quadros
nov 5th, 2009
Olá, amigo Denys Borguetê!
Na “manchete” do artigo eu quis dar uma indireta (bem direta) para chamar a atenção do leitor. Sabe como é: nessas horas, o lado jornalístico aflora, rsrsrs. Mas, gostei MUITO de suas sugestões meu irmão e fico feliz em contar com bons conselhos como os seus.
Estou escrevendo um livro sobre apologia e vejo que realmente o Espírito Santo tem trabalhado para me ajudar a mostrar a verdade com mais amor ainda. Afinal, o amor nunca é demais.
Um abraço e fique com Deus!
leandro.quadros
nov 5th, 2009
É bem provável que não possa ir, Maricélia. Mas, se os planos forem mudados, aviso você – ok?
Fique com Cristo!
leandro.quadros
nov 5th, 2009
A resposta a tais acusações está na primeira página (5/9/2009). Depois, poderão localizar pelo título.
Os internautas e eu aguardaremos vossas considerações.
leandro.quadros
nov 8th, 2009
Pastor Helder:
A paz de Cristo.
Veja na página inicial do blog (www.namiradaverdade.com.br) a resposta as suas 28 considerações. Aguardarei o seu retorno.
Deus lhe guarde.
leandro.quadros
nov 8th, 2009
Oi, Vanuza:
Acabei de postar, na primeira página, uma resposta à “refutação” do Pr. Helder Nozima.
Um abraço!
Clóvis
nov 11th, 2009
Amado irmão Wallace,
Obrigado por proporcionar uma conversa cordial e amorosa. Você é bem vindo ao Cinco Solas, para ler, comentar, criticar, enfim, para contribuir comigo e com os leitores. Vamos às considerações de sua resposta.
O irmão disse “não posso concorda biblicamente com que todo aquele que clama o nome de Cristo entrará nos reinos do céus” citando Mateus 7:19-24; 15:7-8 e Isaías 29:13. Neste ponto, não precisamos discordar, na verdade acho que concordamos plenamente. Quando eu disse que “todo o que invocar o nome do Senhor” será salvo, não me referi a mera profissão labial ou simples concordância intelectual. Tanto que destaquei que a mudança do coração, vale dizer, a obra regeneradora do Espírito Santo precede essa invocação. A resposta de Jesus aos professos inconversos, “nunca vos conheci” evidencia que eles nunca foram, de fato, crentes no Senhor, pois a Bíblia afirma que “Deus conhece os seus” e vale lembrar que conhecer na Bíblia tem o sentido de “conhecer relacionalmente”.
Quando o irmão apoia que “Deus nos predestinou todos para a salvação”, o faz recorrendo a 1Tm 2:3-4 e Jo 3:14-18. Se me permite dizer, o irmão confunde desejo com decreto, predestinação com salvação. E não considera as implicações dessa sua posição. Pois se Deus “predestinou a todos para a salvação” e Deus faz “todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade”, afirmar a predestinação de todos é admitir a salvação de todos, o que é um erro que tenho certeza não defende. Colocar a vontade do homem como determinante da salvação, além de solapar a soberania daquele que disse “farei toda a minha vontade” requer que o homem tenha uma boa vontade para com Deus, e a Bíblia nega tanto que Deus abra mão de Sua soberania em favor do homem quanto que algum homem esteja predisposto ao evangelho.
Tendo atenção às duas passagens, Paulo refere-se à bondade geral de Deus, que deseja que todos sejam salvos. Porém Ele não predestinou a todos para a salvação (como eu disse, não podemos confundir os conceitos predestinação e salvação), porque há alguma coisa que Ele deseja mais do que salvar todos os homens. Nossa presunção coloca o telos divino na nossa felicidade humana, porém a Bíblia reitera que o propósito último do Senhor é a Sua própria glória. A verdade é que no final Deus será glorificado pela sua misericórdia para com os salvos e pela sua justiça nos que forem merecidamente condenados.
Agradeço a citação de Jo 3:14-18, me dá a oportunidade de esclarecer o que cremos. O último versículo afirma “o que não crê já está julgado” e as traduções mais literais trazem “quem não crê já está condenado” (ACF; ARC, etc). Como ninguém nasce crente e só crê pelo evangelho, decorre que a situação natural do homem é de condenado ou destindo para a perdição. Aqui temos um martelo esmiuçando a tese da “predestinação universal”, pois esta diz que todos estão predestinados para a salvação, enquanto que a Bíblia diz que todos estão condenados. Diante desta miséria universal, “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Note duas coisas aqui, querido. Primeira, a vinda de Jesus pode mudar o destino das pessoas, não de predestinado para a salvação para perdidos, mas o contrário, de perdidos, que já estavam, para salvos. Portanto, mais uma vez cai a teoria da predestinação universal. Em segundo lugar, o fator determinante para essa mudança, da morte certa para a vida eterna, não é o livre-arbítrio, mas a fé. A promessa é “quem nele crê não é condenado”.
A questão que se apresenta, e que não é respondida pelos versículos que você citou é: quem crê e como crê? Embora não seja respondida aqui, é claramente declarado em outros lugares na Escritura que a fé é um dom de Deus, vem com o pacote da salvação. Portanto, a fé não é um presente do homem para Deus, mas é algo externo a ele, pois a Escritura diz que “a fé vem” e que “a fé não é de todos”. Se você concorda comigo que a fé é um dom de Deus, então porque Ele não a dá a todos, se é que predestinou a todos?
Você apela para a lógica quando diz “se Deus predestinou uns para salvação [...] então Deus predestinou uns para crerem e outros para não crerem” ou em outras palavras “Deus predestinou uns para salvação e outros para perdição”. Para sermos biblicamente precisos, temos que afirmar que a Escritura só fala em predestinação para a vida, e não para a morte. Porém, que a eleição de uns implica rejeição de outros é, para citar Berkouwer, “tão terrível quanto lógico”. Contudo, temos que considerar que a eleição se dá a partir de uma massa de perdidos e condenados ao inferno. Assim, a eleição muda a condição daqueles que são escolhidos, sem afetar o estado daqueles que são preteridos. Sendo a eleição pura graça, não há nenhuma injustiça da parte de Deus.
Você afirma que a predestinação “parte do princípio que Deus, manipula os eventos de forma que uns se salvem e outros se percam”. Este princípio, Wallace, é bíblico. Não vou me estender nesta resposta, mas se você desejar posso apresentar as evidências bíblicas de que Deus controla tudo o que acontece, de modo que “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”. Você argumenta contra isso dizendo que “Cristo clama para que abramos a porta de nossos corações para que Ele possa entrar”. Embora essa idéia seja popular, não é bíblica e resulta de uma má interpretação de Ap 3:20. Sugiro que leia minha análise dessa passagem no Cinco Solas.
Outra objeção sua vem na pergunta “se Deus planejou todos os acontecimentos [...] pq então a execução de Seus planos não funcionaram?”. Ora, e que disse que um só de Seus planos falhou? O testemunho bíblico é “bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2). Somente a ignorância dos caminhos do Senhor leva alguém a supor que seus planos precisam ser refeitos. Foi o que Jó reconheceu, após ter reclamado do modus operandus divino: “quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia” (Jó 42:3).
Não gostaria de me estender muito, mas você disse “Ele nos deu um presente maravilhoso (mas arriscado) chamado livre-arbítrio” e emendou “se Deus tem o poder de mudar o meu coração para que eu me salve, sem que eu queira não fere o meu livre-arbítrio?”. Dois reparos rápidos. Deus de fato deu livre-arbítrio ao homem, quando o colocou no Eden. Porém o homem pecou e perdeu seu livre-arbítrio, sendo a partir de então escravo do pecado, até que seja por Cristo libertado. Deus não salva ninguém que não queira ser salvo, mas ele leva os que escolheu a querer a salvação, pela operação secreta e irresistível do Espírito Santo em seus corações, quando ouvem o evangelho.
Rapidamente, vou comentar algumas afirmações finais suas. Você disse “se posso me perder é pq posso me salvar”. Segundo o texto que você colocou, você já está perdido, não pode se salvar e depende totalmente de Deus para ser salvo. Você perguntou “pq devemos pregar o evangelho?”. Porque Jesus mandou, porque não sabemos quem são os eleitos e porque a pregação é o meio que Deus preordenou para que os eleitos sejam salvos. Segundo você “saber que algo vai acontecer no futuro, não implica que tenha que acontecer.” Se o conhecimento for infalível, não pode acontecer de modo diferente do previsto. Você pergunta “para que alguém possa ser eleito, este porventura não teria que ser primeiro elegível?”. Aí é que está: ninguém é elegível, do contrário a eleição não seria graciosa. A maravilha das maravilhas é que Deus amou quem não era amável, elegeu quem não era elegível e justificou o ímpio. Citando Paulo que diz “por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus” você pergunta “se eles são eleitos, pq então não estão predestinados à salvação”, ora, eles são eleitos e predestinados, apenas ainda não creram no evangelho e por isso ainda não foram salvos. Quanto a Lc 14:24, reveja sua fonte, pois “convidados” nessa passagem é κεκλημενων, que vem de καλέω e significa chamar, diferente de εκλεκτοι, derivado de ἐκλεκτός que ocorre em Ap 17:14 e significa eleição.
Em Cristo,
Clóvis
Alberto Rezende
nov 16th, 2009
Caro Clóvis,
Percebo que utiliza citações da bíblia com explicações de interpretação pessoal ou de teoria de terceiros. Umas das características do bom entendimento da bíblia é deixá-la (a bíblia) que se explique. A verdade é absoluta, mas o conhecimento dela é um processo.
O perigo de interpretação baseada em fundamentos próprios ou de terceiros, sem o conhecimento cultural da língua original que foi escrita, ou dos próprios costumes da época, gera margem de interpretação sem precedentes.
A arqueologia quando encontra algum “objeto” considerado importante é porque já existe um pré conhecimento de cunho histórico do meio em que o objeto pertencia que permite o identificar como importante.
A bíblia da mesma forma consegue fornecer questões culturais, costumes e crênças do meio em que vários textos são extraídos que nos permitem ter entendimento claro e objetivo.
Trazer textos da bíblia utilizando apenas a interpretação secular ou contemporânea posterior, com certeza não é a melhor interpretação das escrituras. O que quero dizer é que dos textos extraídos da bíblia e citados por você, não é seguido por uma explicação/interpretação da própria bíblia.
Desta maneira os textos bíblicos são vulneráveis a cada cultura nova que se transforma ou é criada no mundo. Assim, entendo que as conclusões apresentadas pelo professor Leandro Quadros são na verdade conclusões da própria bíblia, seguido de seus próprios comentários que demonstram ser estas conclusões nem mais fortes ou fracas e simplesmente a verdade da bíblia.
Parabéns Leandro Quadros pela graça que Deus lhe deu de poder conseguir visualizar com muita clareza os entendimentos bíblicos que Deus exprimiu nas escrituras. Sei que, além da graça do Espírito Santo, existe também muito esforço pessoal no estudo da palavra nas diversas formas escritas, principalmente na linguagem original, tanto do velho quanto do novo testamento.
Maria Helena
nov 21st, 2009
Meu único comentário sobre toda essa querela é a seguinte:
“Se você pode complicar, para que simplificar?”
Sr. Clóvis, busque a simplicidade da Palavra de Deus, pois todo aquele que com sinceridade e pureza de coração, ainda que inculto ou mesmo iletrado, a têm consultado, têm, também, demonstrado uma transformação à toda a vista e sobem ao púlpito com segurança e são capazes de falar coisas maravilhosas que só são possíveis pela maravilhosa Graça de Jesus.
Jesus era de uma humildade à toda prova. Nunca se exaltou e sempre colocou todas as obras que executava como sendo obras do Pai.
Por que nós, também, não passemos a seguir-Lhe o exemplo de uma vida plena e confiante na Palavra de Deus? Onde está o “Está Escrito”, ou “Assim diz o Senhor!”?
Que a Paz do Senhor esteja com cada um de nós, pois ”
o amor de Cristo nos constrange”…
Maria Helena.
21/11/09
Dalvoni Souza
dez 7th, 2009
Acredito que não há o que comentar, diante de tantas respostas coerentes com base bíblica as respectivas perguntas. Mas gostaria de mais uma vez lhe agradecer pastor Leandro Quadros por essa luz divina que te ilumina e que muito tem me ajudado e tirado minhas dúvidas. Do fundo do meu coração agradeço a Deus por ter te criado e te usado para a obra dele pois, nós vemos quantos irmãos se perderem por acreditar no engano e não dá ouvidos as verdades de Deus. Que a paz do nosso senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco.
Daniel Asin Uribe
dez 9th, 2009
Irmão Clovis:
Creio que Calvino, juntamente com Lutero foram os maiores reformadores levantados por Deus para devolver ao mundo a verdade soterrada durante a Idade Media. Mas assim como “a senda dos justos é como a luz da aurora que vai em aumento até o dia ser perfeito”, estes servos de Deus não descobriram toda a verdade.
Creio que não devemos confundir “predestinação” com “predeterminação”. Creio, também, que alguns confundem a presciência de Deus com predestinação. Se assim fosse Ele seria o culpado de todos os que se perdem.
Por exemplo João “eleita” a sua esposa( 2João 13). Isso é um bom exemplo que para sermos eleitos temos que aceitar o convite divino.
Um abraço
Daniel Asin Uribe
Átila
dez 10th, 2009
Prof. Leandro!
Agradecido ao Senhor Jesus pela recuperação de sua esposa, pela oportunidade em continuar seus estudos e tbém por estar aqui postando comentários tão sábios fundamentados na palavra de Deus, quero dizer q nunca tive dúvidas nas suas explanações pq posso ver pelos olhos da fé Deus atuando em sua vida, inspirando suas colocações. Não deixo de orar em favor do Sr. Profº. e de sua equipe de trabalho do Na Mira da Verdade. Ah! a verdade não precisa ser defendida pq é a verdade. Precisamos é andar na verdade.
Aos ferrenhos opositores da verdade, desejo q o Espirito Santo atue em suas mente e converta-os na verdade.
Que a paz de Deus q excede todo entendimento reine contigo professor.
Átila
Cesar
dez 19th, 2009
Boa tarde p voces, realmente gostei do debate. Gosto de estudar a biblia desde criança, agora tenho 31. Fiquei lendo varios artigos deste blog. Posso conhecer un poco mais do calvinismo. Para querer entender a ideia do Clovis preciso que coloque textos bíblicos. Para eu os analizar, e comentar. Dos textos citados pelo prof Leandro, concordo con o comentado. Para ser mais didactico é melhor abordar ponto por ponto. 1, 2, 3… para facilitar a leitura.
Grato
Deus abençoe vocês
Isaac Yamamura
dez 19th, 2009
…e que Deus abençõe a Todos!!
Lia
dez 21st, 2009
Prezado Leandro, houve um engano no meu comentário, eu não comentei sobre este assunto. Estava comentando sobre Quatro internautas escreveram exatamente isso – e com letras garrafais. Em cada post pude perceber praticamente a mesma frase inicial e o mesmo palavreado – bem ofensivo – contra os adventistas., me perdoe, não sei como mas postei no assunto errado.
Desejo que a Paz e o amor de Jesus esteja com todos!
leandro.quadros
dez 21st, 2009
Fique tranquila, Lia! Obrigado por você fazer parte da família “Na Mira da Verdade”!
Um grande abraço!
Clóvis
dez 21st, 2009
Caro Alberto Rezende,
Se me permite, o irmão é um tanto parcial quando diz a meu respeito “percebo que utiliza citações da bíblia com explicações de interpretação pessoal ou de teoria de terceiros. Umas das características do bom entendimento da bíblia é deixá-la (a bíblia) que se explique” e mais adiante “entendo que as conclusões apresentadas pelo professor Leandro Quadros são na verdade conclusões da própria bíblia, seguido de seus próprios comentários”. Não vou brigar por sua preferência, pois não busco reconhecimento, mas a verdade, mas seria bom para você mesmo que não usasse dois pesos e duas medidas, que são abominação ao Senhor.
Sobre interpretar o que a Bíblia diz, isso é necessário. Jesus mesmo perguntou a alguém “o que diz a Lei? como a interpretas?”, revelando que não apenas o conhecimento do texto em si, mas o seu sentido, é necessário. E ao criticar “meu método” você se esquiva da própria questão em si e não aponta onde minha conclusão está errada.
Vou lhe dar a oportunidade de aplicar seu método, de deixar a Bíblia explicar a si mesmo. Por favor, explique, pela própria Bíblia, o que o seguinte texto significa:
“Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade” 2Ts 2:13
Em Cristo,
Clóvis
Editor do Cinco Solas
PS.: Depois, se quiser, posso interpretá-lo para você, seguindo seu método de deixar a Bíblia interpretar a si mesma.